Projeto da Justiça do Trabalho gaúcha é apresentado em festival de inovação na Alemanha

Você está visualizando atualmente Projeto da Justiça do Trabalho gaúcha é apresentado em festival de inovação na Alemanha
Compartilhe

O projeto “Arquipélago Digital: Conectando Comunidades”, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), foi apresentado no Creative Bureaucracy Festival (Festival da Burocracia Criativa, na tradução literal). O evento internacional de inovação no setor público ocorreu na última quinta-feira (13/6), em Berlim, na Alemanha.

A iniciativa do Tribunal gaúcho foi selecionada no Digital Kick-off Day, evento on-line realizado no dia 21 de março. Mais de 200 projetos do setor público de diferentes países foram inscritos. Os três mais votados, em votação popular e pelo júri, foram escolhidos para serem apresentados no festival em Berlim.

A apresentação foi feita pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT-4, Rodrigo Trindade.

“O Creative Bureaucracy Festival é um dos eventos mais importantes do mundo na discussão de iniciativas inovadoras no serviço público. Um dos temas mais tratados nessa edição foi a importância das burocracias estatais na preservação da democracia. Ficamos honrados em poder apresentar nossa iniciativa de inclusão digital em serviços públicos para comunidades distantes e marginalizadas. É um projeto muito bonito e que pode ser aplicado em diversas regiões do planeta”, destacou o magistrado.

A iniciativa

O projeto “Arquipélago Digital: Conectando Comunidades” foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Linova) e pela Assessoria de Otimização de Projetos da Diretoria-Geral do TRT-4.

Por meio da iniciativa, foram instalados Pontos de Inclusão Digital (PIDs) na região das ilhas de Porto Alegre, local com dificuldade de acesso para as unidades físicas da Justiça do Trabalho. Esses pontos são equipados com computador e internet. O objetivo é fazer com que pessoas de comunidades distantes de centros urbanos e vulneráveis tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça do Trabalho. Trata-se de uma inovação para o poder público, pois supera barreiras geográficas e sociais ao levar serviços judiciais a comunidades distantes e vulneráveis.

O festival

Todos os anos, mais de mil participantes se unem no Creative Bureaucracy Festival, para compartilhar exemplos de inovação do setor público e da sociedade civil. Em 2023, foram 1,3 mil participantes em Berlim, além de 1,5 mil espectadores que acompanharam o evento pela transmissão on-line. Em 73 sessões transmitidas em inglês e alemão, 182 palestrantes e participantes de projetos de 34 países compartilharam seus conhecimentos sobre inovações na administração pública.

Fonte: TRT4

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária