Guia Prático
Informação
Você sabe identificar rapidamente uma fake news? Em uma época onde as informações circulam rapidamente, vindo de muitas pessoas, nem sempre é simples fazer uma checagem.
São quatro os passos que ajudam a todos:
- Analise
Antes de compartilhar um texto, é importante lê-lo com atenção. Observe se ele possui palavras em letras maiúsculas, exclamações, abreviações, erros de ortografia e excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opiniões, títulos sensacionalistas e dados sem indicar a fonte.
Existe uma série de perguntas que podemos fazer para checar a informação:
- A informação tem link?
- O link abre ou está “quebrado”?
- A informação foi publicada em portal conhecido?
- A informação é assinada por alguém conhecido?
- A informação tem erros gramaticais?
- A informação começa de modo alarmista?
- A informação menciona terceiros mas não diz o seu nome (famoso médico, famoso especialista, famoso jurista)?
- A informação pede para ser compartilhada?
- Pesquise
As pistas para descobrir fake news vão além do texto. Sites com nomes parecidos com o de veículos conhecidos, que não identificam seus autores e não possuem informações de contato são suspeitos. Às vezes, os especialistas consultados nem existem. Vale dar um Google.
- Confirme
Cheque se a notícia saiu em algum outro jornal, revista ou site. Tome cuidado, pois um conteúdo falso nem sempre é 100% mentiroso. Às vezes é só um trecho usado fora de contexto ou uma matéria muita antiga compartilhada como nova. Essa manipulação contribui para a desinformação.
- Denuncie
No Facebook, é possível classificar o conteúdo suspeito como “falso”: basta clicar nos três pontinhos do canto direito da publicação. As agências de checagem de fatos especializadas em confirmar ou desmentir discursos políticos, vídeos e até correntes de WhatsApp possuem formulários de denúncia.