Prêmio Inovação do Poder Judiciário
1.ª Edição
O Conselho Nacional de Justiça lançou o 1.º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, instituído pela Resolução n. 395/2021 (Política Nacional de Gestão da Inovação). São objetivos da premiação:
I – induzir, difundir e consolidar o valor da inovação na cultura organizacional do Poder Judiciário;
II – valorizar e premiar práticas de inovação no âmbito do Poder Judiciário que contribuam para o aprimoramento da prestação
jurisdicional.
Puderam participar equipes compostas por magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, juízes leigos, conciliadores, mediadores e jovens aprendizes.
CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO
O Prêmio de Inovação contemplará 3 categorias:
I – Gestão Judicial Inovadora: iniciativas que implementem ferramentas de gestão avançadas, processos administrativos renovados, estruturas organizacionais atualizadas, métodos de trabalho eficientes e práticas gerenciais modernas;
II – Tecnologia Judicial Inovadora: iniciativas cujo foco central está na melhoria processual via adoção de novas tecnologias (uso de software, aplicativos, equipamentos, entre outros) de apoio à prestação de serviços, visando adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação como eixo central da inovação;
III – Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários: iniciativas que melhoram o acesso e a entrega dos serviços judiciários ao público, incluindo novas maneiras de interação entre pessoas e entidades internas ou externas envolvidas no processo decisório.
Cada uma das categorias é dividida em duas subcategorias que refletem distintos estágios de inovação:
I – Ideias Inovadoras: propostas inovadoras que não entraram em fase de execução, podendo ser oriundas de indivíduos ou equipes e não necessariamente oriundas de Laboratórios de Inovação; e
II – Inovações com Resultados Comprovados: iniciativas inovadoras que estão em operação há pelo menos 1 (um) ano e que produzam resultados quantificáveis, devendo ser apresentadas pelos Laboratórios de Inovação de órgãos do Poder Judiciário.
Junte a sua equipe, que pode ser do mesmo ou de vários tribunais, e dêem luz às suas ideias inovadoras! Os colegas do Poder Judiciário, os jurisdicionados e a sociedade agradecem!
A lista dos finalistas e dos premiados será publicada na plataforma Renovajud, e o anúncio dos vencedores e os reconhecimentos das iniciativas inovadoras serão entregues preferencialmente no encontro anual dos laboratórios de inovação – FESTLABS 2024.
Dúvidas podem ser enviadas para liods@cnj.jus.br