Programa Visita Cidadã do DF garante visitas a sentenciados da Papuda

Você está visualizando atualmente Programa Visita Cidadã do DF garante visitas a sentenciados da Papuda
Compartilhe

Parentes de presos do Distrito Federal do complexo da Papuda já podem agendar, online, visitas ao presídio. Ainda em fase de testes, o sistema foi desenvolvido pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) e permite o agendamento por meio de senhas.

O objetivo é diminuir as filas no local, melhorando a situação do visitante, evitando que ele durma na frente do complexo penitenciário na véspera da visita aguardando senha, e garantir ainda a integridade das famílias. O programa denominado Visita Cidadã foi acompanhado por juíza da Vara de Execuções Penais que participou de reuniões para implementação do programa.

Segundo informações do Governo do Distrito Federal (GDF), a página foi desenvolvida sem qualquer custo. O Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga as duas penitenciárias atendidas pelo programa, conta com 14,7 mil presos. Os dias de visita são quartas e quintas-feiras. Normalmente, os guichês para retirada das senhas (presenciais) abrem das 7h às 12h. A Sesipe calcula que em duas horas seja possível atender cerca de 200 pessoas.

Cadastro prévio – Para ter acesso ao Programa é necessário que seja feito um cadastro prévio de parentes e amigos dos sentenciados na unidade do posto do serviço Na Hora do Riacho Fundo I, no segundo andar do Shopping Riacho Mall. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, abre das 7h30 às 12h30.

O programa começou em 30 de maio e abrangia apenas internos das Penitenciárias do Distrito Federal I e II, também na Papuda. Antes do projeto, parentes e amigos autorizados pelo sentenciado a vê-lo precisavam se cadastrar apenas na Papuda, local de difícil acesso para passageiros de ônibus. O serviço é uma parceria entre a Subsecretaria do Sistema Penitenciário e o Na Hora.

Fonte: TJDFT