Implantado um ano antes da promulgação da Lei 12.305, de 2/8/2010, que instituiu a “Política Nacional de Resíduos Sólidos” em todo país, o Programa Viver Direito, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), comemora este mês três anos de atuação.
O resultado é que, apesar do pouco tempo de existência, o Programa Viver Direito está entre os indicados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal como modelo de iniciativa sustentável. Todas as iniciativas em andamento são fruto da articulação dos setores responsáveis pelas áreas que têm algum impacto socioambiental.
Seguem algumas ações concretas desempenhadas por magistrados e servidores, agentes do sucesso das ações implantadas pelo Tribunal para a redução do impacto ambiental da atividade de trabalho; na valorização das pessoas, com atuação socialmente justa; e na redução do desperdício, com estímulo ao uso racional dos recursos:
– Coleta seletiva do lixo, fazendo o descarte correto nas lixeiras;
– Uso da água de forma responsável;
– Uso correto do ar-condicionado e de outros equipamentos elétricos;
– Diminuição do uso de copos descartáveis;
– Avaliação da real necessidade de imprimir. Sempre que possível, optar pela impressão modo frente e verso;
– Descarte correto de cartuchos, pilhas e baterias esgotados, materiais que oferecem danos à natureza, devido à sua composição química.
Do TJDFT