Programa Pai Presente reconhece paternidade em faculdade do Amapá

Você está visualizando atualmente Programa Pai Presente reconhece paternidade em faculdade do Amapá
Compartilhe

Em trabalho do Judiciário do Amapá, o Programa Pai Presente realizou ação no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio do Amapá (Famap). A iniciativa promove o reconhecimento voluntário e a busca da paternidade de crianças, jovens e adultos sem o nome do pai e avós paternos nos registros.

Segundo Euzinete Bentes, supervisora do programa, há uma edição a cada dois meses. “O programa existe desde 2007 e em cada ação cresce o número de pais que buscam reconhecer seus filhos”, observou. A Famap possui convênio com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e sempre está presente nas ações, mas pela primeira vez recebe o programa, de forma exclusiva em seu Núcleo de Práticas Jurídicas.

“Foram agendados aproximadamente 50 processos para essa ação. Fazemos todo procedimento para que as pessoas já sejam atendidas e resolvam a pendência. Realizamos esses atendimentos temáticos para que todos tenham acesso à Justiça”, explicou Ester Almeida, coordenadora do Núcleo.

O aposentado Antônio da Costa Araújo aproveitou para registrar sua filha Elizângela Martins, hoje com 39 anos. Mesmo sempre próximo à filha, a correria do seu dia a dia o impediu de regularizar o nascimento da filha, mas ficou grato à oportunidade de finalmente reconhecer oficialmente a paternidade. Em 2015, o programa esteve presente em mais de 18 ações.

Fonte: TJAP