O Programa Novos Caminhos, coordenado no Pará pela 3.ª Vara da Infância e Juventude, que tem à frente o juiz Vanderley de Oliveira Silva, inaugurou nesta terça-feira, 4/2, um espaço psicoterapêutico situado na sede do Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (Pernoh), no bairro do Umarizal, em Belém. A sala será destinada a oferecer atendimentos psicológicos individuais a crianças e adolescentes atendidos nessa área do Programa.
Os atendimentos psicológicos fazem parte do Eixo “Vida Saudável”, que está previsto no planejamento do Programa Novos Caminhos. A equipe é formada por 10 profissionais de Psicologia, sendo que oito deles atuarão na Região Metropolitana de Belém, na sala do bairro do Umarizal, em outra no bairro do Una, e dois no município de Portel, por meio da Ação para Meninas e Mulheres na região do Marajó. Os profissionais já desenvolvem um trabalho junto à Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ).
A psicóloga Hellen Burnett coordenará os trabalhos na região metropolitana. São três salas de atendimento com dez psicólogos, que atenderão crianças e adolescentes em 28 consultas semanais individualizadas. O acompanhamento será feito periodicamente até o paciente receber alta, como uma forma de recurso para lidar com questões de violências sofridas e vulnerabilidades.
Para o juiz Vanderley Silva, o atendimento psicoterapêutico é fundamental para que crianças e adolescentes que passaram por desafios, traumas e vulnerabilidades possam progredir em diversas áreas. “Esta é a base para o desenvolvimento dessas crianças, de um trabalho psíquico, emocional, porque, quando você não trabalha o psíquico, o emocional, acaba comprometendo o todo. É preciso desenvolver a parte emancipatória, a profissionalização e a empregabilidade. Essas crianças e adolescentes precisam fundamentalmente entender não somente seu drama, mas olhar com esperança para um futuro de desenvolvimento, e tudo começa aqui neste espaço terapêutico”, disse.
O Novos Caminhos opera por meio de parcerias no atendimento psicoterapêutico, com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do Estado do Pará, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Eletrobrás Eletronorte, a Fraternidade Católica Missionária Ágape da Cruz em Portel, a empresa de recrutamento Trilha do Aprendiz, Funpapa, Coletivo Circundar e outras empresas, como Vale, Banco do Brasil e Correios.
Projeto
O projeto, desenvolvido no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) e nacionalizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, prevê o fomento, em Belém, para oferecer a profissionalização de jovens e sua inserção no mercado de trabalho, por meio da promoção da educação básica e profissional; de ações de vida saudável; de ações de empregabilidade; e de parcerias para oferta de outras ações voltadas à empregabilidade de jovens acolhidos institucionalmente.