Programa Justiça Comunitária do DF recebe comitiva de Porto Alegre e Curitiba

Compartilhe

Uma comitiva formada por sete integrantes dos Núcleos de Justiça de Porto Alegre e de Curitiba visitou no final da última semana (dias 11/3 e 12/3) os três Núcleos de Justiça Comunitária do DF localizados em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. A comitiva será acompanhada pela juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e coordenadora do Programa Justiça Comunitária do DF, Carla Patrícia Lopes.

O objetivo da visita é conhecer e entender na prática como funcionam os Núcleos Comunitários de Justiça do DF, observando como é realizado o trabalho da equipe técnica, a relação com os agentes comunitários, a seleção dos agentes e a sua formação, além do entendimento de como acontece a intervenção dos agentes dentro da comunidade.

A atuação do Programa Justiça Comunitária se dá pela ação de voluntários capacitados a agir na região em que moram e tem como objetivo democratizar a justiça e promover a cidadania com a resolução de conflitos pelos próprios membros da comunidade.

Vencedor do Prêmio Innovare em 2004, o Programa conta com a parceria da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. A mesma Secretaria também apoia os Núcleos Comunitários da Lomba do Pinheiro e Curitiba, já em funcionamento, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), do Governo Federal.

O Programa foi apontado pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça como referência na mediação de conflitos, e tem incentivado a criação de novos núcleos em outros estados do Brasil. A meta é que em 2010 sejam implantados ou fortalecidos 25 núcleos de Justiça Comunitária em todo o país.

Fonte: TJDFT