Nesta sexta-feira (24/9), às 14h, tem mais uma edição do Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital do Poder Judiciário. No encontro, as equipes de tecnologia dos tribunais vão conhecer casos práticos de uso da solução, em estratégia hands on.
A apresentação será feita pelo diretor de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Thiago Vieira, e pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador da Diretoria, Adriano da Silva Araújo. O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.
O Programa de Formação qualifica as equipes de tecnologia dos tribunais no funcionamento e nas soluções disponíveis na Plataforma. Na última sexta-feira (17/9), foi apresentado o Serviço de Notificações, no dia 10, o Serviço de Autenticação e, no dia 3 de setembro, um panorama da nova ferramenta desenvolvida pelo Programa Justiça 4.0, que é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).
A Plataforma é uma nuvem pública nacional do Judiciário para a hospedagem dos novos sistemas, módulos e serviços de interesse e uso geral dos tribunais e demais órgãos de Justiça. Atualmente, já estão disponíveis sete serviços estruturantes, desenvolvidos como APIs (Application Programming Interface). Sua característica principal é possuir uma interface capaz de se comunicar com diferentes sistemas. Isso simplifica o trabalho da equipe de desenvolvimento tecnológico, pois não é mais preciso criar códigos específicos para cada funcionalidade que um sistema executa.
Agência CNJ de Notícias
Assista ao programa no canal do CNJ no YouTube