Depois de Vitória, recentemente foi a vez do município de Vila Velha, no Espírito Santo, receber o projeto intitulado Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho daquele estado (TRT- 17), em parceria com a Associação dos Magistrados da 17ª Região (Amatra 17), foi lançado na última semana, na Escola Municipal Saturnino de Mauro Rangel.
As juízas trabalhistas Silvana do Egito Balbi, auxiliar da VT de Guarapari e supervisora do TJC no Espírito Santo; Suzane Schulz Ribeiro, auxiliar da 2ª VT de Vitória, e Ana Paula Rodrigues Luz Faria, titular da VT de Guarapari e colaboradora do projeto, e a desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda se reuniram com o diretor e professores da escola de ensino fundamental para explicar como serão desenvolvidos os trabalhos. Ao todo, serão contemplados 174 alunos do 8º e 9º anos do turno matutino.
A implantação do Trabalho, Justiça e Cidadania se dará em três etapas. Primeiro, será oferecido um curso de capacitação para professores, pedagogos e coordenadores da escola. Na segunda fase, os professores irão repassar o que aprenderam para os alunos, em todas as disciplinas. A partir desse conhecimento, os estudantes irão elaborar trabalhos que serão apresentados ao público, na terceira e última etapa do projeto.
A Escola Saturnino de Mauro Rangel foi indicada pela Secretaria de Educação de Vila Velha para receber o programa Trabalho, Justiça e Cidadania devido ao fato de já estar desenvolvendo outros programas sociais, como o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas -, um projeto nacional da Polícia Militar.
Segundo o diretor do colégio, Sérgio Pinto Rodrigues, o programa TJC terá grande importância na formação do adolescente. “Esse aluno ou aluna, que está se preparando para entrar no mercado de trabalho, muitas vezes não conta com apoio da família. Projetos como esse ajudam a resgatar a cidadania”, disse. Os pais dos alunos serão convidados pela escola para conhecer o programa.
Segunda edição – Lançado no Espírito Santo em 2011, o TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e visa conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres e aproximar o Judiciário da sociedade. Em maio deste ano, o programa foi lançado em Vitória, na Escola Municipal Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi.
Do TRT-17