Em um ano marcado pelas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, a procura pela Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), que atende aos trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina, teve aumento de 57,1% quando comparada a 2019, chegando a 1.084 manifestações. O dado é do relatório anual do setor.
A principal motivação das pessoas que procuraram o canal de atendimento do Tribunal foi a necessidade de esclarecimento de dúvidas e consultas, com 81% do total. O relatório também mostrou que as demandas surgiram principalmente por telefone (36%), seguido de formulário eletrônico (34%), e-mail (29%) e por meio da Ouvidoria do CNJ (1%).
Se em 2019 a maioria das solicitações partiu dos autores das ações trabalhistas, em 2020 os advogados foram os que mais recorreram ao setor, com 31% das manifestações (336). Quanto ao tempo de resolução, os atendimentos imediatos corresponderam a 66% do total, com a demanda sendo resolvida no mesmo dia em que solicitada, ou ainda, instantaneamente, quando por telefone.
“O cidadão encontrou na Ouvidoria uma espécie de suporte para obter contato com as unidades judiciárias, os gabinetes de desembargadores e outros setores do Tribunal, haja vista que a situação sui generis e repentina trouxe demandas e dificuldades nunca antes vivenciadas, que exigiram adaptação e a tomada de soluções rápidas”, assinalou a vice-presidente e ouvidora do Tribunal, desembargadora Teresa Cotosky.
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Compete à Ouvidoria receber denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre as atividades desenvolvidas por magistrados, servidores ou unidades do TRT12. Cada manifestação recebida é analisada e encaminhada ao setor competente para que os fatos sejam apurados e tomadas as providências. Durante o período de pandemia, o contato com a Ouvidoria deve ser feito por formulário eletrônico, pelo e-mail ouvidoria@trt12.jus.br ou pelo telefone (48) 3216-4350.
Fonte: TRT12