Os avanços na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Poder Judiciário de Mato Grosso foram alcançados em razão do trabalho conjunto. Essa foi uma das conclusões da última reunião do ano realizada pelos membros do Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), no dia 8 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Hoje, o PJe funciona em 121 unidades do TJMT. Até o fim do ano, o sistema estará implantado em 37% do Judiciário estadual, o que corresponde a 47% dos novos casos. Em 2014, eram apenas três unidades. A projeção para que as 328 unidades do estado estejam com o PJe implantado é 2018.
“Por meio desse modelo de governança, nós conseguimos abrir o projeto. Ele deixou de ser uma ação exclusivamente da área de tecnologia e passou a ser um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso. Todas as áreas administrativas do Tribunal de Justiça passaram a ser colaboradoras e corresponsáveis pelo projeto. Quando conseguimos dividir o fardo entre todas as áreas, aquilo que parecia excessivamente ambicioso se tornou possível”, destaca o coordenador do comitê, juiz auxiliar da Presidência João Thiago Guerra.
Apenas este ano, 91 mil processos foram migrados do Processo Judicial Digital (Projudi) para o PJe. Atualmente, o PJe conta com 169.533 processos e a demanda segue crescente em razão da ampliação do número de implantações e migrações do PJe nas comarcas do interior, conforme explica o diretor de sistemas da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Gustavo Piccin. “As implantações e o avanço do PJe trouxeram um volume de trabalho maior, demandas de atendimento, demandas de problemas, análises mais aprofundadas que exigem conhecimento técnico mais avançado. A cada implantação que nós temos, esse volume aumenta e o desafio se torna cada vez maior”, concluiu o diretor.
Capacitação — No ano de 2015, 2.001 pessoas receberam capacitação sobre o PJe, sendo 955 do público interno e 1.046 do público externo. Neste ano, o total saltou para 2.809, sendo 1.284 servidores ou magistrados do TJMT e 1.525 do público externo, entre advogados, procuradores e defensores. O destaque apontado pelo comitê foi a Comarca de Rondonópolis, onde passaram por capacitação 350 advogados em apenas uma semana. Ao todo, 17.697 advogados encontram-se habilitados para manusear o sistema do PJe em Mato Grosso.
Fonte: TJMT