Primeira conciliação se realiza de madrugada no Ceará

Compartilhe

A primeira conciliação no Ceará aconteceu à uma hora e vinte minutos de hoje (08/12). O Juizado Móvel, que começou as atividades a zero hora, atendeu a uma ocorrência de trânsito, em Fortaleza. Em apenas duas horas, o Ceará já realizou 1.604 sessões conciliatórias, desse total, foram realizados 841 acordos.

Mais de três mil pessoas compareceram às audiências. No Fórum Clóvis Beviláqua, Juizados Especiais, Central de Conciliação do Tribunal de Justiça e na Unifor, as sessões começaram às 8 horas. A 18ª Vara de Família fechou o primeiro acordo numa Ação de Investigação de Paternidade. As partes também acertaram no termo o valor da pensão alimentícia para o filho reconhecido. O pai vai contribuir com um percentual de 15% do salário mínimo.

A solenidade de abertura dos trabalhos do Dia Nacional da Conciliação aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua, um dos maiores pontos de concentração de público.

O evento foi marcado por uma benção campal presidida pelo padre Clairton Alexandrino. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, leu um trecho do Livro Deuteronômio, relatando a prática da conciliação no tempo de Moisés. Em seguida, houve apresentação da cantora Vilma Dantas, que interpretou a música tema do Movimento da Conciliação, hasteamento da bandeira e uma revoada de pombos.

Desembargadores, juízes e demais operadores de direito prestigiaram o evento. Durante todo o expediente haverá apresentações artísticas e culturais, com grupos de teatro e roda de capoeira, para criar um clima de harmonia e paz nos corredores do fórum.

A expectativa do desembargador Ernani Barreira, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, à frente da mobilização na primeira instância, é que as partes atendam à convocação da Justiça para que possa ser alcançado o maior número de acordos possíveis. (Assessoria de Comunicação TJCE)