Presidente do TJBA participa de teleconferência em Salvador com a presidente do STF

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Benito Figueiredo, e a ministra Fátima Nancy Andrighi, do STJ – que estará em Salvador – participarão de uma teleconferência com a presidente do STF e do CNJ, ministra Ellen Gracie, sexta-feira (08/12), Dia Nacional da Conciliação. A Bahia é um dos quatro Estados escolhidos para a teleconferência, às 10 horas, que será transmitida ao vivo também para Minas Gerais, Rio de janeiro e Santa Catarina. Segundo a coordenação, em Salvador a estimativa é de um público externo de 24 mil pessoas no mutirão: 11 mil no Fórum Ruy Barbosa e no Anexo Professor Orlando Gomes, onde funcionam as varas de Família, Cíveis e de Registros Públicos; cinco mil no Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ), no qual estão as Varas de Defesa do Consumidor; e oito mil nos Juizados Especiais Cíveis e de Consumidor.

No dia, mil pessoas trabalharão. No último sábado, 60 conciliadores, que vão trabalhar no complexo do Fórum Ruy Barbosa, foram treinados no auditório da Universidade Universo, no Itaigara, em Salvador, com trabalhos de grupos e palestras, dentre elas a do juiz baiano André Goma Azevedo, da Comarca de Coribe, membro do Comitê do Movimento Nacional de Conciliação. Ontem (4/12), o juiz coordenador da Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), Cícero Landim, reuniu os 60 conciliadores que vão atuar nos Juizados Especiais. Amanhã (6/12), será a vez dos digitadores conhecerem o sistema informatizado que será utilizado durante o mutirão, no salão de Júri do Fórum Ruy Barbosa.

TRT começa Mutirão da Conciliação

Começou ontem (4/12) no TRT, em Salvador, o Movimento pela Conciliação, que acontece nacionalmente sexta-feira. Na data escolhida realiza-se a festa da Conceição da Praia, no Comércio, inviabilizando as atividades nas Varas do Trabalho. Por isso, o TRT optou por antecipar e estender as ações de estímulo a acordos judiciais. Audiências especiais serão realizadas até quinta-feira, sem prejuízo das atividades rotineiras. (Assessoria de Comunicação TJ-BA)