Ao encontrar o auditório totalmente lotado para a abertura da IV Jornada de Direito de Família, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador João Simões, disse que o evento é mais uma vitória do Núcleo de Conciliação das Varas de Família. O desembargador observou que a família é a célula mais importante da sociedade, e a Justiça avança a partir do momento em que a conciliação ajuda a reconstruir famílias.
“Durante todos os anos que o Núcleo vem funcionando é patente o êxito obtido. Com isso, nós podemos constatar que muitas conciliações foram realizadas. Por meio da equipe multidisciplinar do Núcleo, suas assistentes sociais, suas psicólogas e especialmente o juiz Gildo Carvalho, que dirige o Núcleo, muitas reconciliações foram feitas, e com isso se reconstituíram famílias que estavam separadas”, enfatizou o desembargador.
De acordo cm o presidente do TJAM, a conciliação na área é uma grande vitória, porque representa um êxito para a sociedade e para o exercício da cidadania. “E com isso, nós cumprimos o objetivo maior da Justiça que é a pacificação social”, garantiu.
Simões também agradeceu aos “profissionais renomados” que deixaram seus estados, suas cidades de origem, para ir ao Amazonas repassar sua experiência aos magistrados, funcionários do Tribunal e estudantes das faculdades de Manaus. “É um momento especial, porque eles vão nos mostrar as boas práticas que aplicam nos seus estados. Mas também é importante dizer que vão conhecer o nosso Núcleo das Varas de Família, que é reconhecido em nível nacional pelo próprio CNJ, como uma das grandes boas práticas que devem ser replicadas e tomadas como exemplo em todo o território Nacional”, disse João Simões.
Do TJAM