Presidente do CNJ é recebido pela rainha da Inglaterra

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Presidente do CNJ é recebido pela rainha da Inglaterra
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, participou de evento promovido pela realeza britânica nesta segunda-feira (23/2). Com a presença da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, a recepção no Palácio de Buckingham comemorou os 800 anos da Carta Magna inglesa de 1215 e reuniu autoridades no Global Law Summit.

Durante a recepção real, o ministro Lewandowski trocou impressões com o Duque de Edimburgo, Príncipe Philip, a respeito do Brasil e da inserção do País no cenário internacional. Além da homenagem à Carta britânica, o Global Law Summit reúne em Londres cerca de 2 mil participantes entre autoridades, advogados e empresários para discutir relações entre mercados e jurisdições.

Pela manhã, o presidente do CNJ participou da abertura do evento, que contou com pronunciamentos do ministro da Justiça do Reino Unido, Chris Grayling; do procurador-geral dos Estados Unidos, Erick Holder; e do secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Angel Gurria. Nesta terça-feira (24/2), Ricardo Lewandowski fará palestra sobre a efetividade de sanções criminais, civis e políticas para garantir o funcionamento do Estado de direito.

Parlamento – Durante a tarde de segunda-feira, o ministro Lewandowski foi recebido no Parlamento Britânico por integrantes do British-Brazil All-Party Parliamentary Group. O grupo é formado por parlamentares das duas casas legislativas e objetiva acompanhar temas da relação entre Brasil e Reino Unido, estabelecendo contatos entre autoridades dos dois países.

Participaram da reunião o parlamentar e ex-ministro para a Sociedade Civil, Nick Hurd, além dos representantes da Câmara dos Lordes, Baronesa Hooper e Lord Northbrook. As autoridades discutiram o funcionamento e a organização do Poder Judiciário brasileiro e os principais assuntos da agenda comum entre os dois países.

Presidente da coalizão, Nick Hurd enfatizou o crescente interesse dos britânicos pelo Brasil e destacou que, nos últimos 15 anos, o país “transformou-se em um ator de peso no cenário internacional”. O parlamentar afirmou que o Brasil tem sido atentamente acompanhado pelos britânicos em um contexto de “mudança nos paradigmas das relações globais”.

Nick Hurd destacou os fortes laços no setor comercial e educacional que unem os dois países, e indicou que os britânicos querem intensificar as relações com o Brasil. Como representante do Judiciário brasileiro, o ministro Lewandowski foi convidado a participar do diálogo informal anual estabelecido entre os dois países por meio da coalizão.

Agência CNJ de Notícias