O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, emitiu, nesta quinta-feira (6/12), nota de pesar pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer, por ele considerado “um dos maiores gênios e artistas que o Brasil já teve”.
Tido como o maior arquiteto brasileiro e um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi autor do projeto de diversos prédios do Judiciário. Entre suas obras estão o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos localizados em Brasília. “Suas criações originais, unindo arquitetura e poesia, expressaram os limites elevados da genialidade brasileira e ajudaram a projetar o nome do Brasil no exterior”, declara o ministro Joaquim Barbosa, em nota.
Veja abaixo a íntegra da nota.
“É com pesar e profunda consternação que tomei conhecimento da morte de Oscar Niemeyer, um dos maiores gênios e artistas que o Brasil já teve. Suas criações originais, unindo arquitetura e poesia, expressaram os limites elevados da genialidade brasileira e ajudaram a projetar o nome do Brasil no exterior.
A criação constante e revolucionária de novas formas de expressão arquitetônica fez de Niemeyer um dos grandes expoentes da arquitetura moderna mundial. Homem de hábitos simples, notabilizou-se pela defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira.
Neste momento de luto, em nome do Supremo Tribunal Federal, manifesto solidariedade aos familiares e amigos de Oscar Niemeyer.”
Joaquim Barbosa
Presidente
Agência CNJ de Notícias