Presidente do CNJ acompanha serviços do Sistema de Justiça aos cidadãos de Humaitá (AM)

Você está visualizando atualmente Presidente do CNJ acompanha serviços do Sistema de Justiça aos cidadãos de Humaitá (AM)
O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, na Justiça Itinerante Cooperativa da Amazônia Legal em Humaitá (AM). FOTO: Luiz Silveira/Ag. CNJ
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhou, nesta terça-feira (18/6), os serviços prestados pelo Sistema de Justiça durante a primeira edição de 2024 da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal.

Ministro Luís Roberto Barroso participa do Programa Justiça Itinerante Cooperativa em Humaitá (AM). Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

O ministro conversou com moradores locais que aguardavam documentos e benefícios previdenciários. Ele também entregou títulos de terra a duas famílias. Barroso enfatizou a importância da região amazônica para a humanidade.

“A Amazônia é maior prestadora de serviços ambientais do planeta pelo seu papel no armazenamento do carbono. Quando se derruba a floresta, perde-se esse serviço ambiental. É impossível exagerar a importância que a Amazônia tem para o Brasil, para o mundo e para a humanidade”, disse Barroso.

Além de atendimento judicial, da Defensoria Pública e do Ministério Público, os cidadãos têm à disposição até a sexta-feira (21/6) informações de órgãos do Executivo federal, como o INSS, a Funai e o Incra. As ações estão estruturadas em sete eixos: indígena, fundiário, ambiental, previdenciário, trabalhista, cidadania (atendimento médico e odontológico e documentação civil), e infância e adolescência.

O atendimento na cidade é fruto de uma parceria entre o CNJ, o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais