Prêmio PopRuaJud prestigia articulação em rede para atender população em situação de rua

Você está visualizando atualmente Prêmio PopRuaJud prestigia articulação em rede para atender população em situação de rua
FOTO: Rômulo Serpa/Ag. CNJ
Compartilhe

O I Encontro Nacional PopRuaJud foi encerrado, nesta terça-feira (26/11), em São Paulo, com a entrega do Prêmio PopRuaJud. A premiação tem a finalidade de reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à Justiça para a população em situação de rua. Mais de 30 iniciativas foram inscritas para o prêmio. As práticas promovem a inclusão social e o acesso à justiça de forma eficiente e humanizada e podem ser disseminadas pelo país.  

De acordo com a coordenadora do Prêmio PopRuaJud e juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Luciana Yuki, o Sistema de Justiça tem papel fundamental na promoção dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de rua e contribui de forma significativa para o fortalecimento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. A política é conduzida pelo Comitê Nacional PopRuaJud, coordenado pelo conselheiro do CNJ Pablo Coutinho.  

Ela frisou que as práticas inscritas demonstram o compromisso das instituições participantes em promover acesso mais amplo e humanizado à Justiça, integrando ações de acolhimento, inclusão social e respeito aos direitos fundamentais. “Essas iniciativas destacam-se por sua capacidade de inovar, transformar vidas e trazer soluções concretas para os desafios enfrentados pela população em situação de rua, refletindo o valor do trabalho conjunto em rede”, disse.  

Segundo a coordenadora do Prêmio PopRuaJud, a união de tribunais, defensorias públicas, ministérios públicos e outros atores evidencia que a articulação em rede é uma estratégia poderosa para combater desigualdades e promover justiça social. “Que o reconhecimento das práticas inscritas seja um estímulo para que continuemos fortalecendo essa rede de acolhimento, inclusão e transformação social”, concluiu. 

Reveja a solenidade de entrega do Prêmio Pop Rua Jud:

Vencedores 

As três iniciativas mais bem colocadas nas categorias Impacto Social e Transformação e Inovação na Prestação de Serviços Judiciais receberam a premiação. Foram concedidas também menções honrosas.  

Na primeira categoria, a prática Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua sagrou-se vencedora em primeiro lugar. Receberam o prêmio pela iniciativa a primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, representando o governador Cláudio Castro; o deputado estadual do Rio Fred Pacheco; e a subsecretária adjunta de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco, além de representantes do Comitê Interinstitucional de Atenção à População em Situação de Rua do Rio de Janeiro.  

Obteve o segundo lugar a prática Rualogia: das Marquises para a Luta, Conhecer para Lutar, desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso e pelo Movimento Nacional da População de Rua.   

O terceiro lugar foi destinado à prática Incluir para Recomeçar, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A menção honrosa foi para a prática Cejusc PopRuaJud, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).  

Na categoria Inovação na Prestação de Serviços Judiciais, sagrou-se vencedora, em primeiro lugar, a prática Sexta Restaurativa PopRuaJud, também do TJAP. Em segundo, a prática PIDJusPopRua, do TJAC.  

Em terceiro, a prática Atende JurisPopRua, do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região. A menção honrosa foi para a prática Atenção Diferenciada à Pessoa em Situação de Rua no Âmbito da Metodologia APEC, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais