Mais de um ano depois da implantação do Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul por meio de aparelhos smartphones, a tecnologia e a mobilidade já contabilizam quase 41 mil acessos e fazem parte da rotina de profissionais e interessados na disponibilização da consulta processual de feitos do 2º grau.
Por intermédio da página do TJMS (www.tjms.jus.br/mobile), é possível ter acesso a informações processuais e outros conteúdos do site em qualquer lugar, por meio de smartphones com acesso à Internet 3G.
O intuito do acesso via celular é o de permitir uma busca rápida pelos feitos em tramitação no 1º e 2º graus, além dos juizados, por meio do número do processo. Esta versão do Portal que pode ser acessada pelo smartphone foi desenvolvida pelas equipes do Departamento de Sistemas Administrativos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ. No primeiro mês de funcionamento, em junho de 2010, foram registrados 591 acessos ao portal do TJ pelo smartphone.
O advogado Fernando José Paes de Barros Gonçalves conta que, assim como vários colegas de trabalho, utiliza o acesso via smartphone desde o início, quando foi divulgada matéria sobre a implantação do dispositivo no website do Tribunal.
“O acesso pelo celular facilita não só o trabalho do advogado, mas também das próprias partes e, como também o número do processo é disponibilizado na Internet, isso faz com que a parte cobre tanto do advogado como do Poder Judiciário”, conta Fernando.
Para ele, a vantagem mais evidente para o profissional é a mobilidade de informação: “eu fico sempre em meu escritório e prefiro consultar processos pelo computador por ser prático, mas quando preciso viajar ou estou fora do local de trabalho e preciso consultar processos, costumo muito utilizar o serviço pelo celular”.
Acessos – De acordo com o Departamento de Sistemas Administrativos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ, em junho deste ano, o total de acessos ao Portal do TJ ficou em 9401. Em julho, este número aumentou para 10737 acessos. A previsão é a de que em agosto deste ano obtenha-se um resultado maior em acessos do que em julho, visto que já foram registrados 10653 acessos antes do término do mês.
Fonte: TJMS