Portal de Oportunidades supera a marca de mil ofertas de empregos

Compartilhe

O Portal de Oportunidades, criado no âmbito do programa Começar de Novo para reunir as ofertas de vagas de trabalho a presos e egressos do sistema carcerário, ultrapassou a marca de mil ocupações e vagas em cursos profissionalizantes disponíveis neste mês de maio. Nesta terça-feira (25/05), o Portal, disponível no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo endereço https://www.cnj.jus.br/comecardenovo/index.wsp , oferecia 1.270 vagas de empregos e 1.245 vagas em cursos de capacitação profissional. O programa Começar de Novo foi instituído pelo CNJ para promover ações que estimulem a ressocialização e reinserção no mercado de trabalho de detentos e ex-detentos, além de jovens em conflito com a lei.

Diversas empresas também aderiram diretamente ao programa, se comprometendo a abrir vagas de trabalho para a população carcerária. A maior parte dessas empresas são do setor da construção civil e de prestação de serviços. Dentre as vagas disponíveis, estão profissões como ajudantes de pedreiros, ajudantes em fábrica de tijolos, pintores, balconistas, recepcionistas, telefonistas, dentre outros.

O Portal de Oportunidades é alimentado com informações das próprias empresas, entidades civis e governos de estados e municípios que aderiram ao programa. Entre os estados, o Espírito Santo é o campeão na oferta de vagas de empregos, tendo disponíveis nesta terça-feira (25/05) 506 vagas. São Paulo ocupa o segundo lugar, com oferta de 104 vagas.

Desde a institucionalização do programa Começar de Novo, em outubro de 2009, o CNJ firmou parceiras e convênios, dentre eles, destacam-se as administrações dos estados e capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 que acontece no Brasil. Os termos assinados prevêem o compromisso dos governos de destinarem 5% das vagas das obras contratadas por licitação para implantar a infraestrutura necessária aos jogos a egressos do sistema prisional. Para a organização dos jogos olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro, também foi firmado acordo com as mesmas características.

Entre as entidades que já aderiram ao programa estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Fundação Santa Cabrini. Times de futebol como o Sport Clube Corinthians, o Santos Futebol Clube e o São Paulo Futebol Clube abriram suas instalações esportivas para serem utilizadas por jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Grandes empresas também já participam do Começar de Novo, como a Itaipu Binacional que se comprometeu, no início deste ano, a estimular seus fornecedores de serviços e obras a reservarem vagas de trabalho para presos, egressos e cumpridores de penas alternativas dentro do percentual de 3% do total de trabalhadores necessários à prestação do referido serviço. A Companhia Hering do Brasil aderiu ao programa em dois estados. Em Goiás, a unidade da fabricante roupas emprega mais de 200 apenados nas atividades de dobra, embalagem e etiquetagem de produtos. Em Blumenau, sede da empresa, foram abertas 20 vagas de trabalho para os presos e egressos.

 

IS/MM

Agência CNJ de Notícias