Neste domingo (10), comemorou-se o primeiro Dia da Memória do Poder Judiciário e, para celebrar a data, a Comissão Regional do Projeto Memória (Cemel) do TRE-RJ promete concluir o projeto de integrar os dados da página da comissão ao Portal de Dados Históricos das Eleições no Rio de Janeiro. “Assim, toda a história da Justiça Eleitoral do Rio poderá ser acessada de um só lugar”, conta Rodrigo Japiassu, membro da Cemel e chefe da Seção de Gestão Documental (Segdoc).
“Também estamos estudando a possibilidade de incluirmos no portal imagens do acervo do Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos”, antecipa Rodrigo. O memorial possui um conjunto de documentos históricos e modelos de urna eletrônica em exposição permanente no segundo andar da sede do Tribunal. Ele explica que ainda não é possível saber a data em que o novo portal entrará no ar. “A finalização do projeto depende da migração dos conteúdos dos portais do TRE-RJ para a plataforma Plone, já utilizada pelo TSE e pelos outros regionais”, esclarece o chefe da Segdoc.
O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no Diário da Justiça eletrônico (DJe) de 29 de abril. Com a criação da data, o CNJ busca estimular que os regionais promovam atividades de resgate de sua história. A resolução propõe que os órgãos do Poder Judiciário mantenham viva a memória histórica de cada instituição por meio da produção de textos acadêmicos e literários, realização de visitas guiadas de estudantes de escolas públicas ou privadas e da exposição de documentos, processos e objetos que estimulem o interesse sobre a memória institucional e a história brasileira e regional, entre outras medidas.
Fonte: TRE-RJ