População de Manaus terá acesso mais fácil ao Núcleo de Conciliação das Varas da Família

Compartilhe

A população carente no Amazonas terá uma ferramenta eficaz e acessível para a solução de questões familiares. O Núcleo de Conciliação das Varas da Família, localizado no Fórum Henoch Reis, bairro Aleixo, em Manaus (AM) ganha, nesta sexta-feira (30/05), uma extensão de seus trabalhos no casarão da antiga Faculdade de Direito, na Praça dos Remédios, no centro da cidade.  A população carente no Amazonas terá uma ferramenta eficaz e acessível para a solução de questões familiares. O Núcleo de Conciliação das Varas da Família, localizado no Fórum Henoch Reis, bairro Aleixo, em Manaus (AM) ganha, nesta sexta-feira (30/05), uma extensão de seus trabalhos no casarão da antiga Faculdade de Direito, na Praça dos Remédios, no centro da cidade. O Pólo Avançado, como é denominado, é fruto do convênio assinado entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que torna possível levar a mesma estrutura do Fórum para um lugar mais acessível aos cidadãos de baixa renda. 

O Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas da Família atenderá questões familiares em que possa haver acordo: questões alimentícias, divórcios, guarda entre pais, regulamentação de visitas e companhia, dissolução de uniões estáveis e investigação de paternidade. "Se não houver acordo entre as partes, as questões seguem para as varas da Família onde recebem impulso judicial. Se houver acordo, tudo já é homologado no próprio núcleo, que será instalado", explica o coordenador do Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas da Família, o juiz Gildo Carvalho.

O magistrado ressaltou também que, além de facilitar o acesso da população aos serviços, a instalação do pólo no Centro reafirma o compromisso social das duas instituições envolvidas. "Essa extensão dos trabalhos do Fórum Henoch Reis vem para atender uma parcela da população mais desfavorecida economicamente, o que reafirma o nosso compromisso social", disse.

O funcionamento do pólo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para os serviços, contará com a mão-de-obra de uma equipe multidisciplinar formada por acadêmicos da Ufam, em estágio curricular, dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Estes estudantes serão coordenados pelos professores de suas respectivas áreas.

Em sua estrutura, haverá computadores, mobiliário, salas para atendimento individual, secretaria e ludoteca para as crianças.

A inauguração ocorrerá no casarão da antiga Faculdade de Direito, às 17h. Na ocasião, o diretor do curso de Direito da Ufam, Clynio Brandão, e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Hosannah Florêncio de Menezes, estarão presentes para a assinatura do convênio entre as entidades.

Fonte: Divisão de Imprensa e Divulgação do TJ/AM