m 22 de abril o município de Sorriso, em Mato Grosso, ganhou o primeiro Ponto de Inclusão Digital (PID) do estado para atender aos jurisdicionados que vivem mais distantes da sede da Subseção Judiciária de Sinop.
A instalação de Pontos de Inclusão Digital foi regulamentada pela Resolução CNJ n. 508/2023 e faz parte de um esforço maior do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para ampliar o acesso à Justiça e viabilizar os serviços da Justiça Federal, conferindo plenitude à cidadania nos pontos mais distantes.
A cerimônia de inauguração do PID em Sorriso/MT contou a presença de várias autoridades, entre elas o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; o juiz federal diretor da Seção Judiciária de Mato Grosso, Ciro José de Andrade Arapiraca; o juiz federal da Subseção Judiciária de Sinop, Marcel Queiroz Linhares; o juiz federal substituto da Subseção Judiciária de Sinop, André Perico Ramires dos Santos (que representou o diretor da Subseção de Sinop-MT na cerimônia) e autoridades municipais, como o prefeito Ari Genézio Lazin, e o juiz estadual diretor do fórum do município, Anderson Candiotto.
O PID tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça Federal, auxiliando principalmente pessoas incapacitadas e com dificuldades de se deslocarem até a sede da Subseção de Sinop.
Título de cidadão Sorrisiense
Na ocasião, o desembargador federal do TRF1 Carlos Augusto Pires Brandão recebeu o título de cidadão sorrisiense como homenagem da Câmara dos Vereadores locais.
O título foi entregue ao desembargador federal pelas mãos do vereador Leandro Damiani, representante do presidente da Câmara Municipal de Sorriso/MT.