Policiais judiciais do Tribunal Federal da 4.ª Região iniciam curso para proteção de autoridades

Você está visualizando atualmente Policiais judiciais do Tribunal Federal da 4.ª Região iniciam curso para proteção de autoridades
Foto: Ascom TRF4
Compartilhe

Começou na segunda-feira (10/3) o 1.º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (1.º CSPA) para preparo e seleção de agentes da Polícia Judicial do Grupo Especial de Segurança (GES) do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) e das Seções Judiciárias de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná (SJSC, SJRS e SJPR). Com aulas teóricas e práticas, o objetivo da atividade é preparar os agentes para atuação em contextos que envolvam autoridades. As aulas estão sendo ministradas no Auditório da Escola Judicial de Magistrados e Servidores do TRF-4 (Emagis) até a sexta-feira (14/3).

A abertura do curso contou com a presença do presidente da corte, desembargador Fernando Quadros da Silva; do diretor da Emagis, desembargador Rogério Favreto; do secretário de Segurança Municipal de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda; da delegada Eliana Lopes, diretora do Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação Social da Polícia Civil do RS; e do coronel da Brigada Militar, César Augusto Guindani.

“As mudanças na atual sociedade nos trazem desafios diários. Nossa instituição, em sua interface com a sociedade, exige uma atuação firme, mas também cuidadosa dos agentes de segurança, com informações, tecnologia e o que de melhor pudermos usar para proteger e fornecer segurança”, declarou o desembargador Quadros da Silva, saudando as autoridades e agradecendo a troca de informações.

Já o diretor da Emagis chamou a atenção para a importância deste tipo de formação. “O GES é um setor novo, definido por legislação recente, e os agentes ainda estão num processo de absorção e compreensão das atividades. Este curso é voltado para reforçar e ter um quadro mais preparado para atividades e operações especiais, com enfoque nas demandas da Justiça Federal”, explicou o desembargador Favreto.

O secretário Ikeda agradeceu a oportunidade de agentes de segurança do município e do estado integrarem o curso do tribunal. “A segurança das autoridades é um tema relevante que, por vezes, acaba em segundo plano, mas ao qual precisamos dar atenção”, destacou o coronel Ikeda, exaltando a oportunidade de integração dos diversos órgãos na atividade oferecida pelo TRF-4.

Participam do curso 10 agentes do TRF-4, 15 da SJRS, quatro da SJPR e dois da SJSC, além de convidados que atuam na segurança de autoridades no estado do RS e no município de Porto Alegre.

Fonte: TRF-4

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas