Plano de Ação da Política da 1ª Infância garante atendimento integrado em São Paulo

Você está visualizando atualmente Plano de Ação da Política da 1ª Infância garante atendimento integrado em São Paulo
Compartilhe
Núcleo de Interlocução para Políticas em Primeira Infância (Nippi), vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em cumprimento à Resolução CNJ nº 470/2022, que institui a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância, elaborou o Plano de Ação da Política Judiciária Estadual para a Primeira Infância. O documento discute formas de atuação conjunta e propõe ações em diversos eixos temáticos para promover os direitos das crianças na primeira infância, que vai até os seis anos de idade.
“A proposta é que cada estado planeje suas condutas, considerando a realidade local, para contribuir para a efetivação da política nacional. Alguns dos projetos já estão em andamento e outros em fase de aprovação”, explica a condutora do Nippi, juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman. O plano foi desenhado após a realização do Simpósio para a Construção Coletiva do Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância, no âmbito do Estado de São Paulo, em cumprimento à Resolução nº 470/2022, do Conselho Nacional de Justiça, realizado entre os dias 13 e 14 de maio, com a participação de representantes dos três poderes e da sociedade civil.
O documento reúne políticas públicas em áreas como saúde, nutrição, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Entre os 26 eixos temáticos, estão estruturação das equipes técnicas do Judiciário, direito a atendimento prioritário, acesso à Justiça, planejamento familiar, licença maternidade e paternidade, direito à filiação e à convivência familiar, direitos, proteção quanto aos meios digitais, trabalho infantil, prevenção e enfrentamento de violências.
Confira o Plano de Ação.
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais
Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária