O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) alcançou em maio a marca de 36 comarcas e 222 órgãos julgadores operando com o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A cobertura do sistema abrange da capital ao interior. Nas unidades, já são protocoladas por meio do sistema ações de competência cível, da fazenda pública, de família e registro civil, sucessões e registros públicos, executivos fiscais, execução extrajudicial, cartas de ordem, rogatória e precatória cível e de acidentes do trabalho.
Na atual gestão, iniciada há três meses, o tribunal ampliou o Sistema PJe para mais 32 unidades jurisdicionais. O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, afirma que a expansão do sistema seguirá em ritmo acelerado para avançar em favor da eficiência, segurança e transparência no trâmite processual. “Até 2017, implantaremos o sistema em 100% das unidades judiciais cíveis do estado. Atualmente, o Poder Judiciário de Pernambuco já tem atingido marcas expressivas em relação ao uso do PJe, como a de mais de 500 mil processos protocolados, alcançada em abril de 2016”, destacou.
Sensibilização – Além de realizar capacitação de magistrados e servidores que passam a utilizar o PJe, o TJPE também promove visitas de sensibilização dos futuros usuários do sistema nas comarcas. Nos encontros, abordam-se temas como configuração dos equipamentos para utilização do sistema, necessidade de emissão do certificado digital, dia da implantação do sistema nas varas e a data de uso obrigatório do PJe.
As visitas de sensibilização são realizadas por servidores da Coordenadoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento (Coplan), Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco.
Fonte: TJPE