“Eu apreciei o tratamento dos conciliadores, eles nos deixaram muito à vontade”, revelou J.S.R., “e pude sentir que a conciliação é muito importante, pois assim podemos ter uma participação direta no processo”, concluiu a parte, cujo processo de separação tramita em segredo de Justiça na Comarca de Castro Alves. Essa admiração da população baiana com o trabalho dos magistrados, servidores, conciliadores e voluntários foi evidente durante toda a Semana Nacional de Conciliação (SNC) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
Agora, duas semanas após o término da SNC, que foi realizada de 5 a 14 de novembro, a Pesquisa Qualitativa do TJBA confirma o que era visível nos cartórios do Poder Judiciário baiano: a população aprovou a iniciativa. Com a participação de 6.431 pessoas, a pesquisa aponta que 90% das partes consideraram como “Bom” ou “Ótimo” todos os critérios elencados para apreciação.
Aplicados nas audiências da SNC, os formulários da Pesquisa Qualitativa apresentaram perguntas sobre tempo de duração da conciliação, cordialidade, atenção e educação do conciliador, atendimento no Poder Judiciário e avaliação do resultado obtido.
Os resultados da pesquisa – cuja amostra foi significativa, totalizando 18,2% da quantidade total de 35.321 audiências realizadas – apenas ratificam o empenho de todos os participantes da SNC em promover a cultura da conciliação entre os cidadãos, para que os mesmos resolvessem seus conflitos amigavelmente através do acordo.
Do TJBA