Pesquisa inédita será divulgada no encontro sobre depoimento especial

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Métodos especiais para colher depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de forma a impedir que estas revivam o trauma sofrido, são atualmente desenvolvidos em pelo menos 15 estados do Brasil. O dado consta em pesquisa inédita, que será divulgada nesta quinta-feira (19/5), durante o segundo dia do I Encontro Nacional sobre Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro – evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Childhood Brasil. A apresentação está prevista para ocorrer a partir das 9h, no hotel Royal Tulip Brasília.
De acordo com a pesquisa, a metodologia está presente nas cinco regiões do país. Está mais concentrada, no entanto, nas regiões Sul e Sudeste. Atualmente o Brasil registra pelo menos 43 experiências relacionadas à tomada de depoimento de forma especial, sendo 23 delas apenas no estado do Rio Grande do Sul.

O I Encontro Nacional sobre Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (18/5), em cerimônia que contou com a presença do presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, e a rainha Silvia da Suécia, fundadora da Childhood. O evento prossegue até esta sexta-feira (20/5).

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias