Pesquisa de satisfação aponta alto grau de confiança de advogados e trabalhadores no TRT goiano

Compartilhe

Os resultados da 5ª Pesquisa de Satisfação de Clientes, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) em junho de 2012 foram apresentados recentemente. No total, 3.885 pessoas participaram da sondagem e expressaram o seu grau de contentamento com os serviços do Judiciário Trabalhista goiano. O número foi considerado bastante expressivo superou as expectativas da Secretaria de Planejamento e Gestão, coordenadora da pesquisa.

Só pela internet, foram preenchidos 1.661 formulários, sendo 849 por advogados, 372 por trabalhadores e 440 por empregadores. Outros 2.224 formulários em papel, disponíveis nas salas de audiência das varas, foram respondidos pelas partes, sendo 1.205 por reclamantes e 1019 pelos reclamados. A 13ª vara trabalhista (VT) de Goiânia, a VT de Caldas Novas, a 1ª VT de Rio Verde, a 2ª VT de Anápolis e a 7ª VT de Goiânia foram as unidades que devolveram a maior quantidade de formulários preenchidos. Elas se destacaram no empenho na distribuição do material de pesquisa e no estímulo à adesão dos jurisdicionados durante o período de aplicação da enquete.

Em relação aos dados compilados, chamou a atenção o alto grau de confiança apresentado pelos respondentes, que deram, em média, nota superior a 8 (entre 1 e 10) para esse quesito. Vários serviços e outros elementos da Justiça do Trabalho, desde o atendimento aos prazos, limpeza e segurança das dependências físicas do Tribunal foram avaliados com questões em separado. Em boa parte dos itens, a opção mais escolhida foi “parcialmente satisfeito”, seguido de “totalmente satisfeito”.

No quesito “clareza e precisão das informações dadas pelos servidores”, um maior número de entrevistados optou por se dizer “totalmente satisfeito”. O mesmo aconteceu ao se questionar o grau de satisfação dos advogados com “consulta de pauta”, “TRT Push”, “consulta processual”, “Diário da Justiça Eletrônico”, “drive thru”, E-doc”, “E-petição”, “requerimento de certidão no site”, “requerimento de sustentação oral no site” e “escritório jurídico”, em que a maioria registrou estar “totalmente satisfeita”.

Os itens com maior registro de insatisfação foram “consulta de jurisprudência”, com 28%, “Ouvidoria”, com 24%, e “E-doc”, com 22% de respostas entre parcialmente e totalmente insatisfeitos. Ainda quanto ao grau de satisfação em relação aos serviços prestados pelo TRT de Goiás, numa escala de 1 a 10, apenas 11% dos respondentes deram nota igual ou abaixo de 5 pontos, ou seja, 89% dos pesquisados avaliaram positivamente o desempenho da 18ª Região Trabalhista. Todos os dados levantados estão sendo analisados e servirão para subsidiar a Administração na revisão do planejamento estratégico.

Do TRT-18