Pernambuco recebe nova edição do Fonajus Itinerante

Você está visualizando atualmente Pernambuco recebe nova edição do Fonajus Itinerante
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove na quinta (5/9) e na sexta-feira (6/9), nova edição do Fonajus Itinerante, desta vez em Recife. Realizada no âmbito do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), a ação tem o propósito de estabelecer estratégias conjuntas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas judiciárias de assistência à saúde.

Nos dois dias, integrantes do Fórum, sob coordenação da conselheira Daiane Lira, supervisora do Fonajus, participarão de reuniões institucionais, de oficinas e do seminário “Desafios e Perspectivas da Judicialização da Saúde”.

Acesse a programação completa do Fonajus Itinerante em Recife

Cenário em Pernambuco

De 801.720 processos pendentes de solução na área de saúde no país, em junho deste ano, Pernambuco concentra por 32.429. Destes, 40% – 13.478 – são processos na área de saúde pública; e 60% – 19.981 – ações na área de saúde suplementar. Só em 2023 o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu 13.171 novos processos relativos à saúde.

Em julho, por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), a corte pernambucana inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Saúde (Cejusc-Saúde), em Recife. A unidade busca solução consensual de conflitos no âmbito processual e pré-processual, envolvendo direitos disponíveis ou direitos indisponíveis que admitam transação.

O Programa Fonajus Itinerante busca promover diálogos, cooperação institucional e capacitação. O objetivo principal é implementar, em conjunto com os Comitês Estaduais de Saúde, a Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, aprovada pela Resolução CNJ n. 530/2023.

Acesse a cartilha Fonajus Itinerante – A saúde onde você está

Texto: Ruth Simões
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

 

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária