Pernambuco – Projeto “Seja herói de seu filho” espera 3 mil reconhecimentos

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Segundo o Censo Escolar 2009, INEP, 311.254 alunos da rede pública estadual, municipal e federal em Pernambuco não têm o nome do pai nos registros de nascimento. Para mudar essa realidade, foi realizada neste mês mais uma campanha de reconhecimento de paternidade. Com o título “Seja Herói do Seu Filho”, a campanha pretende averbar pelo menos 3.000 reconhecimentos voluntários em  Recife e na Região Metropolitana.

A ação de múltipla parceria tem à frente a Corregedoria -Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE), a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (Apemas) e pelo menos outras dez instituições, entre elas o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria estadual da Infância e Juventude, os cartórios de registro, conselhos da Criança e do Adolescente, entre outras.

“Seja Herói do Seu Filho” está em sintonia com o programa Pai Presente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas a serem adotadas pelos juízes e tribunais brasileiros para reduzir o número de pessoas sem paternidade reconhecida no país. O objetivo do progrma ,de acordo com o CNJ, é identificar os pais que não reconhecem seus filhos e garantir que assumam as suas responsabilidades, contribuindo para o desenvolvimento psicológico e social dos filhos.

Durante os três dias de campanha haverá, ainda, uma ação voltada para os presídios. A ideia é facilitar a adesão de presidiários que pretenderem fazer o reconhecimento, mas não podem ir ao local. Esse trabalho dentro das penitenciárias será realizado pela Defensoria Pública.

Luíza de Carvalho e Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias