Peças artesanais feitas por ex-detentos são expostas em Fortaleza

Compartilhe

Uma exposição de peças artesanais produzidas por egressos do sistema prisional e familiares será aberta nesta quinta-feira (25/4) e vai até 10 de maio no Shopping Del Paseo, em Fortaleza. Os ex-detentos participam do projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida, que tem o objetivo de promover a ressocialização e a inclusão social. As criações – que incluem bijuterias, acessórios e objetos decorativos – estarão à venda no local. A produção teve supervisão pela associação de artesãos Mãos que Criam, instituição parceira da inciativa.

A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, explica que os egressos aprendem as técnicas artesanais e são estimulados a empreenderem, numa tentativa de criação de novas fontes para a renda familiar. Para a magistrada, a exposição ajuda também a elevar a autoestima dos participantes e a fazer com que eles acreditem na possibilidade de ressocialização por meio do trabalho. Além disso, a mostra pretende dar visibilidade ao projeto e captar novos parceiros.

O Fábrica Escola é resultado da parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Fundação Deusmar Queirós, entre outras instituições públicas e privadas. No local do projeto, são desenvolvidas atividades como educação básica, capacitação profissional, assistência médica, psicológica e jurídica.

Fonte: TJCE