O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), que atua na Paraíba, vai desenvolver dois novos projetos para fortalecer a comunicação com a sociedade e com as equipes do órgão. O “Design TRT” vai propor uma nova formatação aos atos judiciais, com design e apresentação dos documentos, dando mais transparência e eficiência às decisões. O outro é “Estatística JT”, um mini podcast para tratar sobre temas estatísticos (especialmente eGestão), planejamento estratégico e Metas Nacionais do Poder Judiciário.
O gestor do projeto “Design TRT” e juiz da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa (PB), Francisco de Assis Barbosa Junior, explica que será desenvolvida uma mudança no layout de peças processuais, passando a fornecer dados mais claros e diretos, facilitando, desta maneira, o oferecimento de uma prestação jurisdicional transparente e eficaz. “Essa nova formatação da linguagem mistura objetividade e clareza, facilitando a comunicação com as partes envolvidas. Estamos dando esse passo importante, sendo pioneiros, vamos criar um tipo de ementa com figuras. Todo o restante permanece normal, porém com um algo a mais, numa folha apartada, com esse resumo da sentença, para melhorar e facilitar a comunicação.”
Já o gestor do projeto “Estatística JT”, o juiz Lindinaldo Silva Marinho, conta que os mini podcasts serão produzidos constantemente. A ideia é disseminar às equipes do TRT13 a “correta interpretação dos glossários dos sistemas de estatísticas, com vistas ao devido lançamento no PJe das movimentações processuais”. A iniciativa busca aprimorar o cumprimento de metas pelo tribunal, por meio da informação clara e precisa.
Fonte: TRT13