O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) implementou o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) para garantir preservação digital de documentos eleitorais e administrativos, de 1932 aos tempos atuais. O projeto, iniciado em agosto de 2021, cumpre as Resoluções CNJ n. 408/2021 e n. 324/2020.
Desde o ano passado, o TRE-PB desenvolveu ações de capacitação no RDC-Arq e em digitalização de documentos. Os dois cursos somaram mais de 360 pessoas inscritas, entre magistratura e equipes do TRE-PB e de outras instituições convidadas. A implantação do RDC-Arq contou a transferência de know how do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que apoiou com especialistas. E a configuração e inserção dos documentos nos programas de preservação e difusão digital contou com suporte de servidor da prefeitura de Castanhal (PA).
Conforme o diretor-geral, Eduardo Rangel Ribeiro, o RDC-Arq coroa o entendimento de que os nossos sistemas de dados, informações e documentos são fundamentais para tornar efetiva nossa visão de futuro, que é “ser referência na credibilidade, transparência e eficiência do processo eleitoral”. Segundo definições do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o Repositório Arquivístico Digital Confiável é uma solução que apoia o gerenciamento dos materiais digitais, pelo tempo que for necessário, e é formado por elementos de hardware, software e metadados, bem como por uma infraestrutura organizacional e procedimentos normativos e técnicos capazes de manter autênticos os materiais digitais e preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário.
Fonte: TRE-PB