O supervisor-geral do Sistema dos Juizados Especiais e coordenador geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Ivan Campos Bortoleto, entregou o certificado de participação aos alunos do curso de capacitação em Mediação Judicial, promovido pela 2º vice-presidência em parceria com a ESEJE.
O curso ocorreu do dia 19 a 30 de novembro e reuniu 38 pessoas, entre conciliadores, juízes leigos e servidores dos Fóruns Descentralizados dos Juizados Especiais da CIC e Santa Felicidade, além de professores das instituições parceiras que atuarão na mediação pré-processual. Ministraram o curso as professoras Adriana Accioly Gomes Massa e Caroline de Lima Pelanda. Na ocasião de entrega dos certificados, o desembargador Ivan Campos Bortoleto, ressaltou a importância da adoção dos métodos autocompositivos para a solução de conflitos visando uma sociedade mais pacificada.
Conciliação – Desde 2010 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu – por meio da sua Resolução 125 – a Política Nacional de Conciliação no Judiciário brasileiro, que tem como objetivo estimular e assegurar a solução de conflitos por meio do consenso entre as partes.
A resolução prevê a criação, em todos os estados do país, de núcleos permanentes de conciliação e de centros judiciários para atender juizados e varas das áreas cível, fazendária, previdenciária e de família. Também estimula a implantação de cursos de mediação e conciliação para servidores e magistrados, a exemplo do que foi realizado no Paraná.
Do TJPR