Mais de cinco mil participantes do evento Expojud elegeram o stand do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a palestra Estratégia de nuvem do CNJ: serviços multicloud como destaques do encontro online realizado em junho de 2020. Essa foi a segunda edição do encontro: o primeiro totalmente virtual.
Com mais de 50 palestras, além de interações e visitas virtuais às instituições do Sistema de Justiça e empresas apoiadoras do congresso, o Expojud é um congresso de inovação, tecnologia e direito voltado ao ecossistema do Poder Judiciário. O evento trouxe temas aplicados à realidade da Justiça, como soluções de Inteligência Artificial, Blockchain e LGPD, que fomentam o impacto dessas mudanças nos tribunais do Brasil.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do CNJ, Luiz Antonio Mendes Garcia, que apresentou palestra eleita entre as cinco melhores do evento, o CNJ adota o sistema híbrido, com dois provedores por “questão de segurança e continuidade de negócio”. Ele explicou ainda que, para implantar um sistema em nuvem, é preciso muito planejamento e esforço, principalmente no início. “É importante ainda ter um plano B, para não ficar dependente”, salientou.
Dados divulgados pelo Dataprev contabilizam que a apresentação do case do CNJ sobre a adoção da GovCloud em 2019 e o processo de migração para o serviço registrou 1,3 mil visualizações simultâneas. Segundo o órgão público, a programação do dia alcançou 13,4 mil visualizações, número mais alto nos três dias de evento.
Já o stand virtual do CNJ, que apresentou o case sobre o Programa de Formação para Automação Avançada no PJe, ficou em terceiro lugar estre as iniciativas de instituições de Justiça. Conheça todos os destaques aqui.
Além de Garcia, a conselheira do CNJ Uille também participou do evento, no painel: “os efeitos da pandemia nas atividades dos magistrados e a agenda 2030”, e o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Bráulio Gusmão participou do painel de magistrados intitulado “Como a inteligência artificial está transformando o dia a dia da justiça”.
Todas as palestras permanecem disponíveis na página oficial do evento.
Paula Andrade
Agência CNJ de Notícias