Dentro das ações que compõem o Programa de Gestão 2013/2015, com foco na Justiça de 1ª instância, o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) vem atuando no sentido de alcançar 100% das comarcas de Tocantins em diversas ações que visam o auxílio ao 1º grau de jurisdição. Um dos focos dessas frentes de trabalho é a digitalização de processos. Na Comarca de Palmas, uma equipe do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro passou a integrar o mutirão de digitalização dos processos físicos existentes na 1ª Vara Criminal, organizado pelo Nacom.
Desde 4 de fevereiro, oito voluntários do Exército, servidores do Nacom e da 1ª Vara Criminal formam a força-tarefa para concluir a digitalização dos feitos. O juiz titular da 1ª Vara Criminal, Gil de Araújo Corrêa, comentou a relevância do trabalho. “A celeridade na digitalização dos processos é de extrema importância para darmos uma resposta mais rápida à sociedade, sobretudo no nosso caso, que lidamos com a jurisdição penal em casos que remetem à vida”, afirmou o magistrado.
A conclusão dos trabalhos, segundo o escrivão da 1ª Vara Criminal, Renato Rodrigues, será realizada, no máximo, em 20 dias. “Com o apoio do Exército, a inserção dos processos físicos no e-Proc está mais dinamizada”, ressaltou. A servidora do Tribunal de Justiça que integra o Nacom, Daiany Guimarães, reiterou a importância do apoio. “Com a equipe reforçada, o trabalho ganha mais agilidade”, disse.
Fonte: TJTO