Paraíba ganha primeira Ouvidoria de Justiça e aproxima o Judiciário do cidadão

Compartilhe

A primeira Ouvidoria de Justiça do Poder Judiciário da Paraíba foi instalada na quarta-feira (13/2), em sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça do estado. Concebida como um novo canal de comunicação direta entre o cidadão e o Poder Judiciário estadual, o órgão foi criado pela Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (Loje) e entrou em funcionamento na quinta-feira (14/2).

“Nossa principal meta é servir à cidadania. Seremos um canal de diálogo e interação, com o intuito de aproximar a população e a Justiça”, afirmou o novo ouvidor, desembargador Fred Coutinho. O desembargador José Ricardo Porto foi empossado como ouvidor suplente.

Coutinho revelou que já possui algumas ações de trabalho para executar, entre elas, viagens às comarcas, a fim de ouvir as pessoas de diversas localidades, numa espécie de Ouvidoria itinerante. “Também queremos ouvir sugestões, fazer um trabalho de maior aproximação dos magistrados com o TJ, e levar ao conhecimento da mídia muitos feitos positivos da Justiça”, adiantou o desembargador.

Durante a cerimônia de posse, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, informou que gabinetes foram disponibilizados temporariamente para o início dos trabalhos da Ouvidoria e que, em breve, será disponibilizado os meios de acesso ao novo serviço, como telefone e e-mail.

Fátima Cavalcanti ressaltou que os magistrados que assumiram os cargos possuem os perfis ideais para o trabalho que executarão. “A população e a própria Corte estão sendo beneficiadas com um serviço de alta relevância e, certamente, será um órgão que dará muito apoio às decisões da Presidência”, disse.

Fonte: TJPB