Para conselheiro, Casa de Justiça e Cidadania da Bahia é exemplar

Compartilhe

A Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi apontada como instituição modelo para todo o país pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visitou as instalações da unidade nesta sexta-feira (28/05). O conselheiro também conheceu o Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ), um projeto do TJ baiano.

Ele elogiou a rede de serviços prestados à população pelo Tribunal, como o Balcão de Justiça e Cidadania e a Ouvidoria, e pelos demais órgãos parceiros (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunais Regional Eleitoral, Tribunal Federal, Ouvidoria da Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público e Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

“A Bahia é um marco no amadurecimento desse projeto”, completou o conselheiro Paulo Tamburini, ao tomar conhecimento da criação do Centro de Assistência Judiciária pelo Tribunal de Justiça para atender, dentro da Casa de Justiça, demandas na área de Família. O centro vai funcionar com propósito de desafogar as Varas de Família. O objetivo é evitar que discussões sobre alimentos e investigação de paternidade, por exemplo, cheguem às varas.

“Há uma necessidade de desafogar o Judiciário nessa área e o centro dará uma grande contribuição”, disse o juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos, titular da 6ª Vara de Família, que acompanhou a visita.

Após deixar a Casa de Justiça e Cidadania, um programa do CNJ em parceria com o Judiciário baiano, Tamburini se encontrou com a presidente do TJBA, desembargadora Telma Britto.

 

Fonte: TJBA