Ouvidoria transforma sugestões de usuários em melhorias para a Justiça do Distrito Federal

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Os cidadãos do Distrito Federal podem e têm participado na construção de uma Justiça cada dia melhor. Por meio da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), sugestões de melhorias recebidas da sociedade são encaminhadas aos setores e, muitas delas, são postas em prática, trazendo mais conforto e facilidades para os usuários. Aliás, algumas dessas histórias foram contadas em vídeos.

Foi a sugestão de um motorista envolvido em acidente que levou o Juizado de Trânsito a oferecer água gelada às partes, durante a conciliação. O desejo de estudar e aprimorar-se fez com que servidores solicitassem a ampliação do horário de funcionamento da Biblioteca do Fórum de Brasília, o que foi atendido. Uma advogada propôs a inclusão do número do processo no demonstrativo de cálculo das custas judiciais e a ideia foi acatada.

Muitas outras histórias de sucesso integram os anais da Ouvidoria em 15 anos de atividades. É o caso, por exemplo, da inclusão, no calendário disponível no site do tribunal, de links para as portarias que suspendem o expediente forense.

A Ouvidoria é um canal aberto para o cidadão. As manifestações são recebidas e tratadas com presteza e diligência. Dessa forma, o TJDFT está atento às necessidades particulares do cidadão, ao mesmo tempo que acolhe, encaminha e acompanha com total profissionalismo as sugestões com potencial inovador.

Segundo o ouvidor-geral do TJDFT, desembargador Hermenegildo Gonçalves, “fortalecer o exercício da cidadania, contribuir para que o homem simples se faça ouvir e alcance os mais altos escalões do TJDFT para dizer o que achou do serviço que lhe foi prestado é não somente gratificante, mas inspirador para que sigamos caminhando e fazendo o caminho da plena democracia”.

A Ouvidoria do TJDFT recebe manifestações por meio de formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, pelo e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br, pelo Selo Justiça, pelo fax (61) 3103-0814, por carta endereçada à Ouvidoria-Geral (Praça Municipal, lote 1, Bloco A, 5º andar, ala C, sala 521 – Brasília/DF – CEP 70094-900), ou pessoalmente, no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Fonte: TJDFT