A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) garantiu, através de sua intervenção, a solução de aproximadamente 85% das demandas registradas pela unidade até o mês de agosto deste ano. Dos 8.080 atendimentos realizados, 6.864 foram solucionados.
O número de demandas em 2012, que até o momento é de 8.080 registros, deve ultrapassar os anos anteriores. Em 2010, foram realizados 8.315 atendimentos e, no ano passado, esse número aumentou para 10.976 registros.
A maior parte dos atendimentos refere-se à procura por informações relativas a processos, somando 5.385 registros. Em segundo lugar, ficaram os pedidos de agilização processual, que atingiram 2.366 casos. Os cidadãos podem também formular elogios, sugestões e reclamações, assim como denunciar irregularidades funcionais.
Segundo o ouvidor judiciário, desembargador Eurico de Barros Correia, a população tem se conscientizado mais dos seus direitos e utilizado a Ouvidoria, que vem atuando, com a colaboração das unidades administrativas e judiciais do TJPE, para atender aos anseios da sociedade. “Na Ouvidoria, estamos mais próximos da população para buscar atender as suas necessidades com relação aos serviços prestados pelo Tribunal. Essa atuação, por sua vez, dá uma credibilidade maior ao Judiciário, visto que a Ouvidoria é um instrumento de cidadania”, explica o magistrado.
O órgão tem como uma de suas principais missões ser o canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário. Para isso, disponibiliza atendimentos por e-mail, fax, ofício, telefone, carta, petição e pessoalmente.
Do TJPE