Em visita a comarcas do sul do estado, a ouvidora judiciária do Tocantins e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO), desembargadora Ângela Prudente, entregou totens de atendimento ao cidadão nos municípios tocantinenses de Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Alvorada e Araguaçu.
Ao falar sobre os avanços da ouvidoria Judiciária na atual gestão, a desembargadora destacou que o órgão anteriormente era reconhecido apenas como canal de reclamações e denúncias. Após um trabalho intenso de reposicionamento, a ouvidoria hoje acolhe também sugestões, elogios e, principalmente, contribui para solucionar problemas demandado pelos usuários, ao mesmo tempo em que se tornou forte canal de comunicação do cidadão com o Poder Judiciário do Tocantins.
“De início ampliamos o espaço da ouvidoria na sede do tribunal de Justiça, permitindo um melhor atendimento ao usuário em todos os sentidos”, apontou a magistrada. Contribuíram para o fortalecimento da ouvidoria Judiciária vários projetos implantados pela desembargadora Ângela Prudente.
Destaques para “A Ouvidoria vai à escola”, que leva palestra sobre o funcionamento do órgão e do Poder Judiciário como um todo e responde dúvidas de estudantes de segundo grau na capital, e para o projeto “Atendimento nota 10”, que qualificou servidores do Judiciário para integrar a equipe técnica da Ouvidoria em todas as comarcas do estado. Esses servidores, além de atender o cidadão, são multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para outros colabores do Poder Judiciário nas comarcas. E para o inovador “Totem de atendimento ao cidadão”. O Poder Judiciário do Tocantins é o único do país que atende com esta ferramenta todas as comarcas, tornando-se exemplo e merecendo a consulta de pelo menos sete tribunais, até momento, interessados em implantar o projeto em suas unidades federativas. A iniciativa rendeu elogios durante o encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud).
O mais recente projeto em implantação é o convênio estabelecido com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) fortalecendo, através da ouvidoria, a política de solução consensual dos litígios. Um link no site da ouvidoria direciona o usuário para o Nupemec, e os servidores do órgão estão preparados para orientar na busca da conciliação ou da mediação como forma de resolver suas demandas com mais rapidez.
Opinião –“O totem possibilita um canal direto do cidadão e advogados com o Tribunal de Justiça. Muitas vezes o cidadão ficava com alguma dúvida e procurava a corregedoria, o que acabava sobrecarregando. A ouvidoria filtra essas informações e facilita o acesso do cidadão ao Judiciário”, opinou Luciano Rostirolla, diretor do Foro de Formoso do Araguaia.
“Com o totem, a ouvidoria atua de forma mais efetiva no estado todo, principalmente facilitando para as pessoas que não têm muito acesso à internet, porque elas podem vir ao fórum, onde vai ter uma pessoa preparada para ajudar a resolver suas demandas”, disse Keyla Suely Silva, diretora do Foro de Figueirópolis.
“É mais um instrumento de aproximação com cidadão, o que vem democratizar o acesso ao Judiciário e facilitar a resolução de conflitos”, finalizou Fabiano Gonçalves Marques, diretor do Foro de Alvorada.
Fonte: TJTO