A Ouvidoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) alcançou uma produtividade de 88% em 2012. No total, a unidade solucionou 11.204 das 12.663 demandas recebidas. Do total, apenas 1.459 continuam em andamento.
O ouvidor judiciário do TJPE, desembargador Eurico de Barros, destacou a consciência dos cidadãos de seus direitos para a crescente procura ao órgão. “A produtividade da Ouvidoria está crescendo porque o cidadão vem se conscientizando, cada dia mais, de seus direitos. Também ampliamos os canais de atendimento à população, o que melhora o acesso ao órgão. Com tudo isso, a Ouvidoria está se consolidando, cada vez mais, como um órgão de elo entre o cidadão e o Judiciário”, afirmou o magistrado.
No ano passado, a Ouvidoria Judiciária de Pernambuco registrou uma procura 15% maior que em 2011, quando foram recebidas 10.976 demandas. A maior parte (11.365) foi encaminhada por meio do e-mail da Ouvidoria. O segundo canal de acesso mais procurado foram os pontos físicos, onde o registro era feito pessoalmente.
A maior parte das demandas (8.482) refere-se a solicitações de informações gerais. Em segundo lugar, aparecem os pedidos de agilização de processos, um total 3.568 casos. E, em terceiro lugar, ficam as reclamações de atendimento, com 350 ocorrências.
A Ouvidoria Judiciária teve suas atividades iniciadas em 1999. Desde sua criação até os dias atuais, a procura pela unidade cresceu 417%. No primeiro ano de trabalho, o órgão registrou apenas 2.446 demandas.
Fonte: TJPE