Um dos principais elos de comunicação da sociedade com o Tribunal do Trabalho da 13ª Região (TRT13), a Ouvidoria registrou o recebimento de 623 manifestações em 2021. No ano anterior, o número de manifestações havia sido 424. Os atendimentos se traduzem em dúvidas, reclamações, sugestões, denúncias e elogios. Só neste mês de janeiro de 2022, o setor já contabilizou 17 demandas.
De acordo com Roberto Moura Martins, chefe da Seção de Ouvidoria do TRT13, mesmo com a chegada da pandemia da Covid-19, as soluções tecnológicas garantiram que os serviços prestados não sofressem prejuízo. “A internet foi o recurso tecnológico mais eficaz na interação com a população, aliado aos sistemas utilizados pelo Regional, que proporcionou comodidade, segurança da informação e celeridade no atendimento das demandas.”
A internet foi o canal usado em 90,3% das manifestações recebidas. “Apesar da pandemia, constatou-se que não houve alteração significativa na estatística de acesso à Ouvidoria, pois a relação com o usuário se dá há anos de forma eletrônica, acompanhando a tendência nacional de oferecer praticidade e facilidade na comunicação institucional”, observou o chefe da seção da Ouvidoria. Os dados da Ouvidoria revelam que, em 2021, 83% das pessoas atendidas pelo setor demonstraram muita satisfação. Outros 10,2% consideraram regular o atendimento e apenas 6,8% se mostraram insatisfeitos.
Atendimento
Por formulário eletrônico foram registradas em 2021, 486 manifestações. Por telefone, foram 34, por e-mail, nove, e via CNJ chegaram seis. Já pessoalmente e por correspondência, foi registrada uma manifestação na Ouvidoria e uma no Serviço de Informação ao Cidadão. Foram apresentados 68 pedidos de acesso à informação. Não houve registro de requisições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Entre os principais objetivos da Ouvidoria está a resolução da demanda”, explicou Roberto Moura. Os canais de comunicação com a Ouvidoria do TRT13 são: formulário eletrônico disponível 24 horas; e-mail ouvidoria@trt13.jus.br; telefones (83) 3533-6001, (83) 988-870-361 (WhatsApp) ou (83) 991-970-112 (WhatsApp); carta (Avenida Corálio Soares de Oliveira, s/n – Centro – João Pessoa/PB – CEP 58.013.260); e o atendimento presencial. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta, entre 8h às 14h de forma presencial e até às 17h de forma remota.
Fonte: TRT13