A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima esteve nos municípios Amajari, Normandia e Uiramutã realizando visitas técnicas para colher resultados sobre os programas e projetos desenvolvidos e ouvir demandas para melhorias. Além das unidades do Poder Judiciário, algumas escolas dos municípios também manifestaram interesse em realizar palestras sobre diversos temas relevantes para a comunidade escolar.
As visitas fazem parte da continuidade das atividades do Projeto Ouvidoria Presente, que tem como objetivos principais fortalecer o relacionamento entre a Ouvidoria-Geral e os servidores e municípios visitados, conhecer a estrutura física dos Postos Avançados de atendimento do programa Justiça Cidadã, observar o atendimento prestado à população local, avaliar e diagnosticar oportunidades de melhorias. Também são verificadas as necessidades de treinamento dos colaboradores, condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e reforçar o compromisso da Ouvidoria-Geral como canal direto de comunicação junto a sociedade.
A Ouvidoria-Geral desde 2023 tem adotado uma postura proativa com diagnóstico e proposições e evoluindo assim para a execução de alguns projetos que têm avançado e integrado tanto a capital quanto o interior. Segundo o assistente técnico da Ouvidoria, Amadeu Triani, essas visitas a comarcas, postos da Justiça Cidadã e escolas têm agregado uma carta de serviço para o Tribunal de Justiça que é diferenciada.
“Começamos ano passado com diagnóstico e proposições e evoluímos para a execução de alguns projetos que têm avançado e integrado tanto a capital quanto o interior. Essas visitas têm agregado uma carta de serviço para o Tribunal de Justiça. O trabalho desenvolvido da Ouvidoria tem surtido bons resultados”, pontuou ao acrescentar que a equipe da Ouvidoria observou melhorias significativas em relação às visitas de 2023, como a solução dos problemas de conectividade a partir da instalação da internet STARLINK, que eliminou as dificuldades de acesso à internet nas unidades, permitindo a realização de audiências virtuais e o uso dos sistemas do Poder Judiciário sem interrupções.