Certificação em Ouvidoria do Poder Judiciário
Saiba mais
- Acesso à informação
- Atribuições e Limitações
- Carta de Serviços ao Cidadão
- Como acionar o CNJ?
- Cursos sobre Ouvidorias do Poder Judiciário
- Documentos e Relatórios
- Glossário Jurídico em Libras
- Ouvidorias do Poder Judiciário
- Ouvidoria dos Direitos Humanos
- Ouvidoria Nacional da Mulher
- Perguntas Frequentes
- Quem é o Ouvidor
- Registre sua Manifestação
- Notícias da Ouvidoria
Bem-vindos aos cursos sobre Ouvidorias do Poder Judiciário, gratuitos e abertos, na modalidade de ensino a distância (EAD).
Prevista como uma das ações presentes no Acordo de Cooperação Técnica formalizado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro de 2020, com a interveniência das Ouvidorias dos dois órgãos, essa iniciativa contou com a contribuição dos Colégios de Ouvidores do Poder Judiciário (COJUD, COLEOUV e COJE). Outro parceria decisiva, feita entre o Superior Tribunal de Justiça e a Controladoria-Geral da União, contando sempre com a intervenção de suas Ouvidorias, permitiu aproveitar o rico e vasto portfólio de cursos sobre ouvidorias públicas, de reconhecida e inequívoca qualidade, ofertados pela OGU e disponível ao público em geral.
Visando dar concretude a esse projeto, a Ouvidoria do CNJ realizou levantamento destinado a avaliar perfil dos servidores e a conhecer melhor suas demandas por qualificação e treinamento, servindo de norte para a definição de temas, conteúdos, cargas horárias e do plano pedagógico.
Os cursos são realizados em plataforma educacional interativa e apresentam conhecimentos necessários ao trabalho das Ouvidorias. Além de conteúdo teórico e legislação atualizada, o curso traz exemplos de situações práticas para o bom desenvolvimento dos trabalhos na unidade, contribuindo para a formação de profissionais da área e demais interessados em aprender os fundamentos da Ouvidoria Pública e os aspectos relacionados à sua gestão.
Inicialmente, estão disponíveis sete cursos:
Vale lembrar que os cursos ficarão disponíveis de forma permanente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário – CEAJUD, podendo o estudante se matricular e iniciar as atividades a qualquer momento, devendo observar o prazo para concluir os estudos e as atividades.