Operadores de Justiça Virtual divulgam carta em Brasília

Compartilhe

O Encontro dos Operadores de Justiça Virtual se encerra na tarde desta sexta-feira (30/06), com a divulgação da "Carta dos Operadores da Justiça Virtual", com as conclusões políticas do evento que reuniu, durante três dias, no Hotel Carlton, em Brasília, magistrados e técnicos especialistas em tramitação eletrônica de processos judiciais.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF). Tem o apoio de associações de classe e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O objetivo do encontro é encontrar um sistema de processo virtual útil a todos os segmentos da Justiça, que deverá ser desenvolvido pelo CNJ e disponibilizado sem custos num prazo de 60 dias.

A presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, participou da abertura do Encontro, na tarde de quarta-feira (28/06) e considerou uma vitória a realização do evento. "Aqui reunimos todas as experiências bem-sucedidas no País inteiro e vamos chegar a um consenso de qual modelo será o mais adequado. Com isso, conseguiremos atingir uma padronização", disse.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que fez a palestra inaugural, disse que a implementação do processo eletrônico é a mudança mais importante no conjunto da Reforma do Judiciário. O parlamentar é relator do projeto de lei que regulamenta a tramitação eletrônica de processos na Justiça brasileira (PL 5828/01).