O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) beneficiou, no ano de 2018, 718 pessoas com as oficinas de parentalidade. Realizados no Fórum Ministro Henoch Reis, os encontros disponibilizam informações e instruções para casais em processo de divórcio.
Promovidas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Numepec) e pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc/Família), as oficinas são direcionadas a homens e mulheres que figuram como partes processuais em Varas de Família da Comarca de Manaus, assim como a seus filhos. As reuniões ocorrem de janeiro a dezembro e são abertas, também, à participação da sociedade.
Em 2018, um total de 19 oficinas foram realizadas, com uma média aproximada de 37 pessoas participando por encontro.
Conforme seus organizadores, na oportunidade, os participantes recebem orientações sobre temas como “guardas dos filhos”; “prejuízos da alienação parental” – que ocorre quando um dos pais dificulta ou impede a comunicação do outro com o filho; “convivência familiar pós-divórcio”, dentre outros.
Os encontros alinham-se a uma ação macro, conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e são ministradas por uma equipe multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com técnicos formados nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia, capacitados para dirimir as dúvidas e prestar informações aos cidadãos.
Na oportunidade, as pessoas que figuram como partes processuais também recebem instruções sobre a tramitação de seus respectivos processos.
Programação para 2019
O Nupemec e o Cejusc/Família divulgaram, nesta segunda-feira (7), o calendário de oficinas de parentalidade para o primeiro semestre de 2019.
Em janeiro, a oficina será realizada no dia 25; em fevereiro, nos dias 8 e 21; em março, no dia 8; em abril, nos dias 11 e 25; em maio, nos dias 9 e 23 e no dia junho, nos dias 7 e 27.
Os encontros ocorrem, sempre, no 5º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, situado na Avenida Umberto Calderaro Filho, s/nº, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.
Fonte: TJAM