Núcleo de Justiça 4.0 do TJGO movimentou 55 mil recursos de execução fiscal

Você está visualizando atualmente Núcleo de Justiça 4.0 do TJGO movimentou 55 mil recursos de execução fiscal
Ilustração: Ascom TJGO
Compartilhe

O Núcleo de Justiça 4.0 em segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi criado pela Resolução n. 271/2024 com a finalidade de julgamento das apelações interpostas em execuções fiscais municipais que foram extintas com fundamento no Tema 1.184 do Supremo Tribunal Federal, que definiu critérios para aferir o interesse de agir, tendo em vista o princípio constitucional da eficiência administrativa, complementado pela Resolução CNJ n. 547/2024, que estabeleceu como parâmetro o valor de dez mil reais.

A equipe e as rotinas do núcleo foram estabelecidas pelos Decretos Judiciários n. 3.564 e n. 3.705 de 2024, assinados pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França. O trabalho do núcleo é coordenado pela desembargadora Sirlei Martins da Costa e desenvolvido pela juíza substituta em segundo grau, Roberta Nasser Leone, e pelos juízes substitutos em segundo grau, Péricles Di Montezuma, Ricardo Prata e Antônio Cézar Pereira Meneses. Ele também conta com o apoio do Núcleo de Apoio ao Cumprimento de Atos (NAC) e da inteligência artificial Berna, usada para acelerar o processo.

A desembargadora Sirlei Martins explicou que “a Berna nos ajuda a separar os processos de acordo com seus valores, enquanto os magistrados se concentram nas análises e julgamentos. Dividimos os processos em três grupos para garantir que cada lote fosse tratado de forma mais adequada. Isso está permitindo a aceleração da conclusão dos trabalhos dessa primeira etapa. Importante registrar o comprometimento de todos os magistrados e servidores envolvidos”, afirmou.

O chefe do Poder Judiciário goiano expressou sua satisfação com a conclusão da primeira etapa dos trabalhos: “Os resultados já demonstram a importância da criação de um núcleo especializado para o 2.º grau voltado para execução fiscal, agilizando o julgamento de milhares de apelações interpostas em processos de execuções fiscais”. Carlos França reconheceu e agradeceu o empenho de toda a equipe de servidores e magistrados.

Imagem: Ascom TJGO

 

Fonte: TJGO

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária